4 dicas para a prova do enem

4 dicas para prova do enem

4 dicas para a prova do Enem, revise todas e arrebente! 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando,e junto com a prova o medo de não alcançar a nota desejada para entrar em uma boa faculdade é grande. Mas com dedicação e foco nos estudos com toda certeza você vai se sentir bem mais confiante na hora de realizar sua prova.

No entanto há certos obstáculos que dificultam o seu aprendizado. Dois exemplos totalmente comuns são, como organizar o seu estudo de forma correta e o de não saber os conteúdos necessários.

Nesta publicação, você vai ver 4 dicas para começar a estudar e conseguir se sair bem enquanto à prova! 

4 dicas de como começar a estudar para o Enem:

Conhecer novas formas de estudo podem te ajudar a obter resultados mais rápidos e melhores!

Veja agora as dicas de como começar a estudar para o Enem.   

  • Saber os conteúdos necessários:

O Enem se baseia nos conteúdos vistos no Ensino Médio inteiro, mas provavelmente alguns dos temas solicitados não foram vistos, explicados de forma mais aprofundada ou até mesmo esquecidos com o passar dos anos. 

Portanto, não é muito recomendado fazer essa prova sem um bom preparo mental, tanto por ela ser uma prova de longa duração, quanto por ser muito importante para seu ingresso na faculdade desejada.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) costuma fazer uma divulgação de relação dos conteúdos,que você precisa saber para conseguir alcançar um bom rendimento na hora de realizar o Enem.

Desse modo, o primeiro passo é conhecer os assuntos necessários, assim centralizando os seus estudos.  

  • Estudo pela Internet:

A internet é uma boa maneira de conhecer pessoas e de se divertir por meio das  redes sociais. No entanto sabendo como pesquisar é possível aprender diversos assuntos, assim facilitando a sua vida no estudo para alcançar aquela nota desejada na prova. Exemplos como:

Vídeos e exercícios com explicações sobre questões do Enem, existem  inúmeros canais e professores online que ensinam de forma dinâmica. Falando sobre dicas dos conteúdos abordados, passando lista com problemas e ajudando a tirar suas dúvidas.

Simulados, muitos sites fazem provas simulando a avaliação do Enem, assim auxiliando você a ter uma ideia de como ela é feita e seu vocabulário.Elas vêm com o gabarito, porém em alguns casos elas podem ser corrigidas automaticamente ou por algum professor de sua preferência.

Cursinhos Online, é uma das mais intensas formas que acabam juntando todos os tópicos citados acima e com isso você consegue se aprofundar em cada um deles. Uma diferença que pode ocorrer entre os cursos pagos e gratuitos, é que os pagos na maioria das vezes por ter um conteúdo exclusivo acaba tendo um conteúdo mais “puxado”.

Redes Sociais, Algumas pessoas pensam que as redes sociais servem apenas como uma diversão e passatempo, porém para os estudantes pode ser uma ferramenta de grande auxílio, existem vários perfis que possuem o intuito de postar dicas com transmissões ao vivo para auxiliar nas matérias e publicando postagens de como organizar o seu estudo e manter o foco nele.
 

  • Ter uma boa organização e revisar sempre os conteúdos:

Saber se organizar é muito importante para não acabar perdido em meio aos conteúdos e para não perder tempo também. Separar uma matéria por dia é um bom exemplo,veja quanto tempo você tem disponível no seu dia e reserve algum momento para o estudo, caso tenha dificuldade procure métodos diferentes para você conseguir se entender e ter uma melhor adaptação, como mapas mentais, agendas diárias e semanais.

Revisar os conteúdos que você está estudando, praticar provas passadas do Enem podem ajudar a ter uma noção de como funciona, fazer resumos de textos também será bastante útil para sua interpretação do assunto e irá te ajudar a  manter o foco e a calma na hora de fazer o Enem.

  •  Praticar redação:

A última dica, porém, umas das principais é treinar a redação. Ela é uma peça fundamental na hora da prova, podendo mudar completamente sua nota, mas para conseguir um bom desempenho é preciso seguir as orientações, o formato e o tema determinado. Caso não tenha esses requisitos você tem um grande risco de sua redação ser anulada, dificultando suas chances de entrar na faculdade, então cuidado e atenção quando estiver fazendo seu texto.

Primeiramente, é muito importante aprender a como fazer uma boa redação do Enem. A estrutura que seu texto precisa conter é o dissertativo-argumentativo, que consiste em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Então treine bastante, outra dica é utilizar temas de redações do Enem anteriores, para que você consiga se habituar com mais facilidade.

Procure se manter atualizado de notícias e acontecimentos no mundo, pois  provavelmente o tema pode ser relacionado a algum deles.

Um erro comum é fugir do tema que foi solicitado, por isso faça o possível para que  sua redação mantenha o foco do que foi pedido, não tendo o risco de perder pontos na sua nota.

Está gostando das dicas? Então aqui vai mais uma dica bônus para você, que não podemos  deixar de citar, onde os seus momentos de descanso tem que entrar na sua agenda, eles serão essenciais para conseguir um bom rendimento na prova, afinal é preciso ter um equilíbrio entre os estudos e o lazer, para que você tenha tranquilidade e consiga executar tudo que aprendeu de modo confiante e não acabe perdendo sua chance de entrar na faculdade que tanto deseja. 

Conclusão

Essas foram nossas dicas, espero que tenham te ajudado e que elas possam ser úteis para você se conseguir se orientar e iniciar os seus estudos de modo eficiente. Com sua dedicação e foco nessa caminhada pode ter certeza que os obstáculos serão menos complicados de se ultrapassar com seus objetivos e a vaga da faculdade que você tanto quer estará cada vez mais próximo de se tornar uma realidade.

Gostou dessa publicação? Compartilhe com seus amigos e aguarde por novas dicas para que você possa se sair bem no Enem.

Você quer fazer curso de inglês?

Faça seu nivelamento no botão abaixo. Eu vou te mandar um diagnóstico com todos os pontos que você precisa melhorar para alcançar seu objetivo.

Patricia-ice-blog
Oi, eu sou a Patricia!

Especialista no ensino da língua inglesa há mais de 12 anos. Por 2 anos ficou imersa em Londres aprendendo inglês e também a cultura britânica. Já trabalhou no Royal Caribbean International, onde esteve conectada com mais de 49 diferentes sotaques que a rodeavam no dia a dia do trabalho e, assim, viajou pelo mundo a fora. Já conheceu mais de 42 países e centenas de cidades, tudo isso graças à brilhante ideia de aprender inglês.