As leis mais estranhas do Quebec

legal 5293006 1280

No Canadá existem leis que cada província cria de acordo com suas necessidades, assim como também existem as leis nacionais vigentes. Porém, algumas delas são um tanto quanto exóticas, ou estranhas melhor dizendo. 

Por isso, listamos aqui algumas destas leis excêntricas e meio engraçadas para que você entenda o porquê da existência delas. 

Em Montreal é proibido ligar a luz vermelha para virar à direita no trânsito

A história começa na década de 70, quando esta era uma lei vigente em praticamente todo o continente. Esta medida foi criada devido a uma observação do Departamento de Energia da América, sobre a escassez de gás e crises relacionadas ao petróleo, o que ocasionava um grande gasto desnecessário. Por isso, a política da luz vermelha foi usada como um método de economia de combustível. 

Mas então nos anos 80, a lei já não existia mais em todos os estados da América do Norte, exceto no Quebec. Foi apenas em 2003 que a província decidiu acabar com a lei, porém a única região do Quebec que ainda usa da política da luz vermelha é Montreal. E a justificativa, diz respeito à segurança dos pedestres na rua, ainda assim há projetos de acabar com essa lei hoje. Mas ainda nada foi confirmado. 

Você será multado em Beaconsfield, Quebec, se for pego usando água potável para derreter neve ou gelo no chão.

Beaconsfield é uma simpática cidadezinha, com pouco mais de 19.000 habitantes, ao norte do Lago Saint-Louis no Quebec. O curiosos da cidade é que existe uma lei proibindo os cidadãos a usarem água potável para derreter neve ou gelo, e quem for pego infringindo esta lei terá que pagar uma singela multa de 100 à 300 dólares canadenses. 

O motivo da exigência é pela preocupação da cidade com o desperdício de água potável, em especial a água usada para derreter neve em entradas de automóveis, terrenos, pátios e calçadas. A ideia surgiu após a criação de um regulamento da província do Quebec, onde exigia aos municípios uma maior conscientização do uso da água potável. 

Em Beaconsfield você não pode pintar a sua casa com mais de duas cores 

A justificativa para esta lei, também na cidadezinha de Beaconsfield, é porque considera-se uma ofensa a casa que possuir mais de duas cores pintadas. Não existem justificativas para as casas serem vistas como ofensas, talvez possam vir de alguns costumes locais antigos. Mas não podemos garantir nada. 

Em um primeiro momento tais leis parecem sem noção, mas quando se entende o motivo delas não podemos deixar de dizer que são compreensíveis. 

See you soon 😉