Como surgiu o Canada Day

Você sabe como surgiu o Canada Day? Bom, No dia 1° de julho de 1867 as três colônias britânicas, chamadas de Província do Canadá (atuais Ontário e Quebec), a Nova Brunswick e a Nova Escócia estavam se unindo proclamar o British North America Act, transformando o Canadá em um país independente da Grã-Bretanha.

Fazendo com que o dia 1° de julho não seja apenas mais um dia nos calendários canadenses, esta data ficou marcada na história do país como o dia em que o Canadá nasceu o dia da Independência, ou também, o Canadá Day, em francês Fetê Du Canadá. Esta data histórica se transformou no principal feriado do país onde as pessoas celebram vestindo-se ou pintando-se de branco e vermelho – as cores da bandeira- saem às ruas para as dezenas de eventos públicos que acontecem como desfiles, shows, festas e encontros por todo o território canadense.

Entretanto as celebrações do Canadá Day vão além de suas próprias fronteiras. O evento é comemorado também por todas as filiações canadenses que existem ao redor do mundo, como na Trafalgar Square, em Londres, onde se encontra a comunidade canadense chamada de Canadá House, que promove variadas atividades com o apoio do governo canadense, como os jogos de hóquei, existe também o Friendship Festival, onde acontecem celebrações na fronteira entre as cidades Fort Erie, em Ontário no Canadá e Buffalo, em Nova York.

Outro fato curioso é que no dia 01 de Julho transformou-se também no Dia da Mudança na Província do Quebec, para entender melhor vamos contar um pouco da historia por traz desse dia.

Bom, a um tempo atras esse dia era celebrado no dia 01 de Maio, porém, no começo da década de 70, o Governo decidiu que seria melhor mudar pro período do verão, visto que em maio, o clima nem sempre era agradável. Outro ponto que foi considerado e que neste período as crianças estão em férias escolares, as permitindo terminar o ano letivo na mesma escola, lembrando que no Canada o ano letivo inicia em em Setembro e termina em Junho. Além disso, dia 01 de Julho, por já ser um feriado, os trabalhadores não precisariam pegar folga ou usar as férias para fazer sua mudança. A maioria dos contratos de locação de imóveis então se inicia em 01 de Julho e vai até 30 Junho do ano posterior.

Confira alguns cronogramas do Canada Day aqui e aqui. And Enjoy it 😉

Fontes:
Canada Internacional
Adonaibr