Conheça o Programa: Férias-Trabalho, do Brasil e da França

Conheça o Programa: Férias-Trabalho, do Brasil e da França

Que tal tirar um ano de férias na França e ainda poder trabalhar para custear as despesas?  A partir de 1º de março, jovens brasileiros e franceses poderão efetuar uma viagem de descoberta cultural de um ano em outro país, com a possibilidade de trabalhar no local para financiar os gastos! O “Programa Férias-Trabalho” é um acordo bilateral entre França e Brasil, que visa promover o intercâmbio cultural entre os dois países.

Se mergulhar de cabeça em novas culturas e, se aventurar mundo afora é o que você gosta de fazer, então vai adorar.

Oportunidades para os jovens 

No dia 1º de março de 2018, entra em vigor o acordo bilateral entre Brasil e França que promete oferecer oportunidades de intercâmbio para jovens com idades entre 18 e 30 anos. O objetivo do acordo é oferecer um programa Férias-Trabalho onde jovens brasileiros e franceses terão a chance de partir durante 1 ano em outro país a fim de realizar uma viagem com a possibilidade de trabalhar no local para se sustentar. 

Segundo a embaixada da França no Brasil, a experiência profissional adquirida, para além de uma simples forma de completar seus recursos financeiros, permite a descoberta da sociedade do país de acolhimento e de seu modo de vida.

Visto 

O site da embaixada da França no Brasil explica que o pedido de visto deve ser feito junto à representação diplomática ou consular do país em questão. Aqui no Brasil você poderá fazer a sua solicitação de visto ao consulado da França no Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília. 

Lembrando que o visto terá validade de apenas um ano, e por isso o tempo de estadia e trabalho não poderão exceder este prazo. 

Exigências 

Para participar é necessário ter as condições necessárias. Segue abaixo todas as exigências de acordo com o site da Embaixada da França no Brasil: 

  • Não ter sido beneficiado por esse programa no país em questão;
  • Ter entre 18 e 30 anos completados na data da apresentação do pedido de visto;
  • Não partir com crianças sob seus cuidados:
  • Ser titular de um passaporte válido;
  • Adquirir uma passagem aérea de volta ou ter recursos suficientes para comprar a passagem de volta;
  • Dispor de recursos financeiros necessários para atender às suas necessidades no início da estadia;
  • Apresentar uma carta de motivação e um curriculum vitae (em francês) 
  • Apresentar um atestado médico e um certificado de nada consta;
  • Dispor de um seguro pessoal cobrindo todos os riscos ligados à doenças, maternidade, invalidez, hospitalização e repatriamento durante a estadia.
  • Saber falar francês não é obrigatório mas preferível

E aí, sentiu interesse em se aventurar pelas terras francesas? Nós sentimos 🙂 Que tal se apaixonar pela língua francesa antes de fazer as malas? Saiba como clicando AQUI.
Para maiores detalhes sobre o programa Férias-Trabalho entre Brasil e França, consulte o site da Embaixada da França no Brasil clicando AQUI.

Au revoir 🙂