Dicas de intercâmbio

Dicas de intercâmbio

Pegar um avião, conhecer um país novo, pessoas novas, ficar imerso em uma cultura diferente, aprender um novo idioma, experimentar novos sabores, apreciar novas paisagens, fazer amigos e histórias. Estes tópicos te lembram algum assunto em especial? Estamos falando de intercâmbio!  

A lista de vantagens para fazer um intercâmbio segue imensa, mas antes de embarcar é preciso planejar. E se você está pensando em viajar, mas não faz ideia de como começar este tal planejamento então este post é para você 😉 

  • Para onde eu quero ir?

Antes de decidir o seu destino é importante levar em consideração quanto tempo você pretende ficar, qual o clima do local, o fuso horário e a moeda, já que alguns lugares podem ter uma temperatura extremamente diferente da que você está acostumado, e se este é um fator de peso para você, ficar em um lugar com a temperatura oposta no período de um ano pode acabar não sendo muito proveitoso. 

Em alguns lugares onde o fuso horário é oposto, a adaptação a uma rotina nova pode ser pesada para algumas pessoas. Por isso, se este é o seu caso, procure entender  mais sobre o fuso horário do seu destino antes da decisão. Saber a moeda e a cotação dela no momento em que você for viajar é bastante relevante antes de começar a fazer o planejamento financeiro. 

  • O que eu quero fazer? 

Decidido o lugar, o próximo passo é definir o que você pretende fazer nele. O leque de opções para intercâmbios é gigante e os mais populares são os cursos de idiomas. Mas ainda existem outras possibilidades como os cursos superiores, seja para fazer uma faculdade, pós graduação, mestrado ou doutorado, ou ainda o High School, para estudantes do ensino médio. 

Além destes você também pode fazer cursos de menor duração como artes, gastronomia, cinema, entre outros. Ou ainda em alguma outra área específica basta dar aquela pesquisada para ficar por dentro das oportunidades existentes nas instituições estrangeiras. 

  • Quanto devo levar? 

Neste tópico você deve pôr no papel (vulgo planilha rsrs) quais serão seus gastos no período em que você estiver fora. Calcule a mensalidade do curso escolhido na instituição estrangeira. Pesquise os preços das passagens áereas, defina onde você vai morar, casa de família, na escola (se a que você escolheu tiver esta opção), hostel ou alugar um apartamento por conta própria. Depois de decidido, coloque na planilha quanto ficará. 

Também é importante pesquisar sobre valores relacionados à alimentação, transporte,  comunicação (planos de internet) e plano de saúde. Se for possível, reserve uma quantia extra caso ocorram imprevistos, ou se você quiser ir para festas, fazer compras ou o que mais tiver vontade. Uma dica é conversar com pessoas que já foram para o mesmo lugar, ou quem já tem bastante experiência com viagem, certamente cada informação será bem útil. Lembrando que todos os cálculos devem estar dentro da cotação da moeda do país escolhido.  

Passaporte e vistos 

Inclua na sua planilha os gastos com o passaporte e visto também. Dependendo de onde você escolher viajar não é preciso fazer o visto, como é o caso dos países membros do Mercosul. 

  • Quando devo ir? 

Fazer um intercâmbio não tem idade 🙂 Se você for menor de idade e irá viajar sem o acompanhamento de um responsável é preciso que os responsáveis preencham uma autorização de viagem. E para começar a se planejar a média é de 7 meses antes da viagem, assim você terá tempo de se dar conta de tudo caso imprevistos aconteçam. 

Depois de planejar tudo, agora é só tentar acalmar o coração para o dia do embarque e desfrutar o seu intercâmbio! Certamente você viverá momentos incríveis 🙂 

See you! 

https://viagemeturismo.abril.com.br/blog/vou-estudar-fora/manual-intercambio-perfeito/

http://www.intercambioparabrasileiros.com.br/6-dicas-de-planejamento-para-quem-quer-fazer-um-intercambio/

https://viagemeturismo.abril.com.br/blog/vou-estudar-fora/8-passos-importantes-para-planejar-seu-intercambio/