Inglês para o vestibular

Inglês para o vestibular

Por que focar no inglês para o vestibular?

A língua estrangeira nos vestibulares do Brasil, para alcançar o sucesso na profissão escolhida, antes é preciso ter foco e dedicação na faculdade. Porém para chegar à faculdade deve-se dar o primeiro, e grande, passo na vida, e este passo se chama vestibular. Se para você este sucesso mora longe da área de conforto, tenha certeza que apostar na língua inglesa nunca é uma má ideia.

Vestibular no Brasil

Os alunos do Brasil nos últimos anos vêm tendo um baixo desempenho na hora de resolver as questões de língua estrangeira nos vestibulares e/ou no Enem, muitas vezes por acharem que a língua inglesa tem menos importância comparada a outras disciplinas ou pelo fato do Brasil não ter uma boa fluência no idioma, em um ranking com 70 países analisados o Brasil ficou na 38° posição.  Porém para estes que deixam o inglês de lado, o caminho não é por aí! A nota da língua estrangeira pode representar até 4,4% da nota final do candidato, fazendo com que estas questões tenham ainda mais importância para os cursos nos quais a nota de Linguagens e Códigos tem maior peso, como Direito ou Jornalismo. 

Uma dica para quem ainda está meio inseguro com o inglês para o  vestibular é entrar em contato com a língua. Procure ver filmes e seriados legendados, escute músicas para depois ver a tradução, tente ler bastante notícias em sites, como o Newsweek, por exemplo, e, é claro, estude os principais temas.

 Entre os mais cobrados nos exames estão:

  • Leitura e interpretação de texto;
  • Pronomes;
  • Conjunções;
  • Phrasal verbs and idiomatic expressions;
  • Passive and active voice/direct and indirect speech;
  • Verb Tenses

Mas não se esqueça que em casos como o Enem, por exemplo, a prova quer testar a sua capacidade de interpretar textos na língua estrangeira avaliando o seu conhecimento geral, e verificar se você está por dentro das atualidades. Por isso que grande parte dos textos são assuntos em pauta na política, por serem mais precisos e objetivos na hora de ler.

Portanto, se você almeja se dar bem nos exames, não se esqueça que o inglês pode ser justamente o que separa você de um concorrente na lista de aprovados.

Autor: João Henrique Prim

REFERÊNCIAS:

Escolas Missu
Guia do estudante
Mundo educação
Exame
Guia da carreira
Guia do estudante 02

Província do Quebec e seus encantos
edersonvarela 5 anos ago

Província do Quebec e seus encantos Quem já escolheu o Canadá como futuro lar, com certeza já ouviu falar da Província do Québec, seus encantos e de seus variados programas de imigração. Também já deve ter lido muitos prós e contras sobre morar na província, e sei que deve...