Mercado de Trabalho

mercado de trabalho em inglês

Multilinguismo no mercado de trabalho é sinônimo de sucesso!

Na era da globalização onde nações se distanciam apenas por um click na internet, saber se comunicar é o mínimo exigido para aquele profissional que sonha em crescer e se destacar dentro do mundo competitivo do mercado de trabalho. Ser fluente em um segundo, terceiro ou até mesmo quarto idioma, só traz portas bem abertas para um universo repleto de possibilidades e vantagens.

Começando pelo aprimoramento profissional, universidades de renome nos Estados Unidos e Europa como, Stanford e Yale, oferecem cursos a distância gratuitos de diversas áreas de empreendedorismo, literatura grega a psicologia e anatomia, porém, é claro, 98% deles são apresentados em inglês, embora haja alguns em italiano, espanhol, japonês e chinês.

Outro benefício que o bilinguismo proporciona é a vantagem salarial para os contratados. Quem fala inglês consegue ganhar até 58% a mais no salário, e para quem fala mais de duas línguas o faturamento é ampliado em até 80% em relação ao profissional monoglota. Isso, especialmente, em um país como o Brasil onde 67% das dez principais empresas têm dificuldades em contratar profissionais que tenham a fluência exigida por cada corporação.

Vantagens

Mais uma curiosidade para a extensa lista de vantagens que o multilinguismo apresenta, vai para aquele aventureiro que sonha em trabalhar mundo afora. Mudanças no mercado de trabalho acontecem frequentemente, quando, por exemplo, empresas nacionais compram as internacionais ou vice-versa, brasileiros acabam indo trabalhar fora e estrangeiros acabam vindo trabalhar aqui e é por isso que estar preparado para mudanças repentinas de cultura é a oportunidade perfeita para exercer a profissão em qualquer lugar do mundo.

Ainda restam dúvidas de que o conhecimento linguístico é mais que essencial para conquistar o sucesso profissional? Aprender outras línguas é muito fácil e acessível nessa era do conhecimento e informação, principalmente o inglês que é considerado a linguagem universal do mercado de trabalho e que nos cerca a todo instante, porém se aprimorar em outros idiomas não deixa de ser menos importante.

Referências:

Franquia empresa
Info Jobs
Guia da carreira
Revista galileu