Montreal uma cidade sedutora

 

Uma área total de 12 quilômetros quadrados repletos de lojas, restaurantes e edifícios comerciais, com 500 mil pessoas transitando todos os dias entre as 5h30min da manhã até a 1 hora da matina do dia seguinte. Você pode até achar que estamos falando de uma cidade qualquer do Québec, porém estas características pertencem a uma cidade escondida embaixo de Montreal. Surpreso(a) com isso?! Então fique ligado, pois a cidade da vez é a grande Montreal!

Montreal é uma cidade sedutora em sua totalidade. Repleta de peculiaridades e encantamentos a começar por este curioso lugar. Réso (rede em francês) como é conhecida a cidade subterrânea, ou ainda, La Ville Souterraine, é uma das maiores do mundo com mais de 32 quilômetros de túneis construídos para proteger as pessoas da chuva e do frio. Com corredores que dão acesso as estações de metro, trem e ônibus.

cidade subterrânea montreal

Não estranhe os nomes em francês que aparecem no meio do texto, pois, Montreal possui a segunda maior população francófona do planeta perdendo apenas para a grande Paris. Mas então eu terei que aprender o francês se quiser visitar Montreal? Relaxa! O fato de falarem o francês se deve pela colonização do país, entretanto as duas línguas oficiais da cidade são o inglês e o francês. Aliás, a origem do nome Montreal vem do francês Mont Royal, que significa monte ou colina real, este nome foi dado a uma montanha em 1535 pelo explorador francês Jacques Cartier, esta montanha que mais tarde daria nome a cidade canadense.  

Multicultura é uma palavra que consegue descrever bem a cidade localizada no Quebec, lá é grande a mistura de raças e etnias que compõe a população. São mais de 25% os descendentes de dois ou mais grupos étnicos, entre eles, gregos, italianos, haitianos, árabes, judeus, portugueses entre muitos outros grupos. Inclusive Montreal possui uma Chinatown para ampliar esse valor cultural.

Marché_Bonsecours_and_Foliage

E na hora do happy hour, que tal misturar toda essa cultura com pratos sofisticados no Ferreira Café? O português Carlos Ferreira abriu o restaurante em Montreal a 20 anos e o lugar é considerado uns dos restaurantes mais sofisticados da cidade, com um cardápio repleto de frutos do mar trazidos diretamente do Porto de Portugal.

Por falar em comida, Montreal apareceu no Ranking dos 100+ do Canadá no requisito melhores restaurantes, na colocação número 1 com o Toqué Restaurat

E se você gosta de arte não pode deixar de conhecer o inusitado Museu de Belas Artes, o local é a quinta maior atração turística de Montreal com uma média de 500 mil visitas por ano. Inusitado, pois, as mais de 35 mil obras de arte estão expostas em três pavilhões interligados por uma passagem subterrânea, e a visita ao museu é totalmente gratuita. Porém este é apenas um entre os vários museus que existem para representar toda cultura e sensibilidade da cidade.

E para quem não tem carro, como visitar todos estes pontos turísticos? Não se preocupe! Apesar de Montreal ser a segunda cidade mais populosa do Canadá com todo seu trânsito intenso, o sistema de transporte público atende muito bem a demanda da população. A distribuição de metrô e os terminais de ônibus no interior das estações facilitam o deslocamento, sem contar com os 650 quilômetros de ciclovias garantindo respeito e espaço aos que trocam as quatro rodas por duas! Na cidade, as bikes devem ser interligadas aos transportes públicos e existe um sistema público de aluguel de bikes, o chamado BIXI, atendendo a população 24 horas por dia.

montreal_01

Montreal também é segundo maior centro financeiro do país, e um dos principais da América do Norte. Seu multiculturalismo e sua posição estratégica na América do Norte facilitam a atração de empresas ao continente americano, em especial as companhias francesas, oferecendo a cidade um acesso privilegiado ao mercado francês e europeu.

Porém não pense duas vezes antes de levar para Montreal AQUELE casacão do fundo do armário que você jamais usaria no Brasil, pois é, no inverno a temperatura média da cidade é de -10,4 °C, com mínimas entre -40°C a -10ºC. Sem contar as precipitações abundantes da região, são cerca de 2,4 metros de neve que caem anualmente em Montreal. E no verão, a média é de 21 °C, com máximas de 23 °C a 35 °C. O clima da cidade é temperado com as quatro estações bem definidas e variadas.

montreal8

E ai, o que achou de Montreal? Estas são apenas algumas das principais características da cidade, Montreal é gigante em território, população, cultura e história, é um dos principais centros industriais, comerciais e culturais da América do Norte, um lugar digno de ser conhecido!

Se precisar de ajuda ou mais alguma dica, conte conosco!

Fontes:
Canada para brasileiros
Ferreira café
Canadas100best
Canada100best
Catracalivre
Origem da palavra






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.