National holiday of Quebéc

canada day 1485418 1280

No dia 24 de Junho e os Quebécóis estão no mínimo em clima de muita alegria e ansiedade para as comemorações do National Holiday of Quebéc, mais conhecida por eles como Fetê nationale Du Quebéc, ou ainda, Fetê de La Saint Jean Baptiste (Feriado de São João).

Mas você deve estar se perguntando, por que feriado nacional, já que o Québec é uma província do Canadá?

Esta é uma das principais questões da história canadense pela briga de territórios entre os colonizadores ingleses e os franceses. Fazendo um breve resumo desta questão ainda considerada polêmica no país, o Québec se considera uma nação isolada do resto do Canadá, pois em um dado momento da história a província foi um território dos franceses enquanto o restante das terras geladas pertencia aos ingleses.

Após uma série de conflitos a posse de todo o território canadense ficou por conta dos britânicos, porém esta vitória foi marcada por palavras duras e humilhantes proferidas pela realeza inglesa em relação aos franco-canadenses que, na época, não tinham direito a crédito para financiamento de imóveis e nem acesso a cargos públicos de alto escalão chegando a ponto de serem considerados uma “casta” inferior.

Foi então que, em meados do século XX, os quebécóis resolveram se mobilizar contra essa exclusão promovida pela Inglaterra fazendo o desenvolvimento da província por conta própria, estimulando variados setores, das indústrias ao sistema de transporte, a chamada revolução silenciosa pelo fato de ter sido um processo revolucionário extremamente pacífico.  Com isso cresceu dentro do povo quebécóis um forte sentimento de orgulho e nacionalismo despertando assim o desejo de separação do resto do país pelo fato deles se considerarem diferentes não só pela língua, 80% da população fala francês, mas também pelos aspectos culturais e políticos. 

Eis que surge o lema do país “Je me souviens” traduzindo para o nosso sofisticado português, “Eu me lembro” fazendo referência a toda luta do povo quebécóis no passado. Mas como surgiu o Dia de São João no Quebéc? A muito tempo atrás, o solstício de verão era homenageado no dia 21 de Junho, mas no século V, o cristianismo se espalhou através da França, e o foco das celebrações virou-se para honrar João Batista em 24 de Junho, fazendo com que tradicionalmente fogueiras foram acesas na véspera de 24 de Junho, a fim de homenagear o santo.

E você sabe como essa celebração chegou no Quebéc?

Bom, com a ajuda dos franceses, essa festividade fez o seu caminho para a América do Norte.

Sendo que a primeira celebração no Canadá foi em 1646, quando um canhão foi disparado pelas margens do rio St. Lawrence, mas com o tempo, o festival perdeu importância, porém em 1834, um jornalista chamado Ludger Duvernay foi inspirado por celebrações do dia do St. Patrick de Montreal e decidiu criar um evento semelhante para os franco-canadenses.

Sendo assim, ele estabeleceu o Société Saint-Jean-Baptiste, em 1843, onde visava promover as celebrações do santo. Porém apenas em 1908, Saint Jean Baptiste foi nomeado o patrono dos canadenses de língua francesa, sendo que em 1925 tornou-se um feriado provincial de Quebec. Tudo isso por causa da Revolução Silenciosa, que já mencionei anteriormente. 

Atualmente, ocorrem desfiles pelas ruas de toda a província, com grandes apresentações de nomes renomados da música local, um punhado de bandeiras do Québec são levantadas por toda parte juntamente com muitos rostos pintados de branco e azul (as cores da bandeira), tudo isso para deixar bem claro que este povo tem orgulho de sua história e de suas terras.  

Referencias do National Holiday

http://www.wikiwand.com/pt/Feriado_Nacional_do_Quebec

https://canadasegundoosbrasileiros.wordpress.com/2015/06/23/a-festa-nacional-do-quebec-e-um-pouco-de-historia/

https://www.wdl.org/pt/item/15550/

http://dobrasilaoquebec.blogspot.com/2009/06/dia-do-quebec-um-dia-cheio.html