O que aprendemos com o Canadá? #Partiucanada2017

O que aprendemos com o Canadá? #Partiucanada2017

Entre os dias 29/06 à 01/08 a ICE School esteve em Montreal, na Província de Quebec e vimos de pertinho toda a cultura canadense. 

Ao todo foram 34 dias em que nossos alunos e professores se permitiram mergulhar de cabeça no “Canadian way of life”, e o resultado desse mergulho não poderia ser mais proveitoso! Não é de hoje que a ICE vem falando sobre o multiculturalismo na cidade de Montreal, e também em todo o resto do país. Sendo assim, é claro que nos deparamos com uma realidade, costumes e culturas totalmente diferentes da nossa aqui no Brasil. 

E é por isso que no post de hoje trouxemos os 5 principais ensinamentos que aprendemos com o Canadá, e toda a sua diversidade. Confira! 

  • Hospitalidade 

Se existisse um sinônimo para canadense com certeza este seria hospitalidade! Sabe aquela sensação boa de ser muito bem acolhido quando você se sente um peixe fora d’água? Esta é a sensação que sentimos durante toda a viagem. 

Os canadenses são extremamente acolhedores, e gostam quando descobrem que alguém se dispôs a ir até o seu país para descobrir a sua cultura, eles sentem orgulho! Então, por isso eles são muito amigáveis e dispostos a nos ajudar sempre que preciso. 

  • Pontualidade 

Para nós brasileiros chegar uns 5 minutos atrasado para os nossos compromissos não é visto como algo tão ruim assim. Por isso é comum sempre nos atrasarmos pois os ônibus se atrasam também, pois não nos importamos em começar os compromissos um pouquinho mais tarde, e a bola de neve do atraso cresce cada vez mais. 

Já no Canadá chegar na hora é uma questão séria, e por isso você precisa se adequar a esta rotina. Linhas de metrô e ônibus são exemplo de pontualidade, quase nunca se atrasam. O mesmo vale para as pessoas em seus horários de trabalho e na escola. 

  • Educação 

Se você estiver no Canadá e sem querer esbarrar, mesmo que bem de leve, em alguém na rua você com certeza escutará um pedido de desculpas. Se você fizer um favor para alguém nas terras geladas não duvide que logo em seguida você escutará um agradecimento. 

A sociedade canadense é extremamente educada, e costumam pensar muito no bem estar do próximo. “Sorry”/“pardon”, “thank you”/ “merci”, “you’re welcome”/ “rien” são palavras que estão na ponta da língua de todo canadense. 

  • Respeito 

O Canadá, em especial Montreal, é muito multicultural, ou seja lá existem pessoas de todo lugar do mundo, que pensam diferente, que se vestem diferente, que falam diferente, e por fim que possuem culturas diferentes. Por isso raramente você verá preconceitos por parte dos canadenses, no que se refere a cor da pele, opção sexual, classes sociais e por aí vai. 

Um ponto interessante da cidade é a liberdade que as pessoas têm de simplesmente serem elas mesmas. Tentes vestir aquele vestido azul de bolinhas laranjas, um tênis de corrida e uma meia listrada até a canela, e saia nas ruas! A grande maioria das pessoas não dará a mínima. 

É bacana relatar também sobre os bairros de Montreal, onde existem diferentes tribos. Por exemplo, na cidade existem determinadas regiões com focos diferentes, como por exemplo a região de Rosemont, onde moramos, era praticamente composta apenas de francófonos, já outras regiões moravam mais anglófonas, em outras diferentes religiões como judeus ou muçulmanos. Havia um pedacinho do mundo em cada esquina. 


  • “Canadian way of life”

Criamos esse termo para descrever a maneira como os canadenses levam a vida. Durante toda a viagem nos deparamos com uma atmosfera leve e repleta de sorrisos que predomina na cidade. É muito comum vermos dezenas de famílias e amigos se divertindo em parques com seus cachorros, levando as crianças para passear, sempre sobre um clima agradável  e descontraído. 

Isto se deve a todo suporte que o país oferece a sua população. O Canadá é considerado um dos países mais seguros do mundo, uma prova disso é o ranking da Global Peace Index 2016, sobre os países mais seguros do mundo onde o Canadá aparece na 8ª posição, dos mais de 110 países analisados. Sendo assim, a família se sente muito mais segura em sair para se divertir. Além disso, a qualidade de vida no país é altíssima proporcionando uma tranquilidade à população. 

Entenda mais sobre os porquês da sociedade canadense ser tão desenvolvida nos nossos posts anteriores: