Quando o assunto é igualdade de gênero devemos tirar o chapéu para o Canadá

gender 5366084 1280 1

Quando o assunto é igualdade de gênero devemos tirar o chapéu para o Canadá. Sim, isso mesmo! O país está no ranking dos lugares que têm mais igualdade de gênero do mundo e isso se deve à luta das canadenses pelos seus direitos e a séria política de igualdade e direitos das mulheres, desde o início do século XX e em rigor até hoje.

As conquistas ao longo da história canadense foram significativas, em 1918 depois de muita luta, elas conquistaram o direito de votar em eleições federais e em 29, ajudaram a derrubar uma antiga decisão judicial que as impedia de assumir cargos no senado. Em 1991, 60 % da população feminina já estavam em atividade no mercado de trabalho. Na economia do Canadá as mulheres representam três quartos de todo o aumento de emprego entre 1975 e 1991, e o número de senhoras e moças empregadas em seu próprio negócio representam hoje 30% dos autônomos do Canadá. 

E quem pensa que aquele velho modelo tradicional de família, em que o pai sustenta o lar e a mãe se encarrega dos afazeres domésticos é uma realidade no Canadá, está enganado. Em 1992 apenas 16% das famílias canadenses ainda seguiam este modelo, hoje em dia o pai e a mãe são ambos provedores da renda do lar. Porém, a luta pela igualdade ainda não acabou. A diferença salarial entre sexos persiste, pois para cada C$100 que um homem ganha no país, uma mulher ganha C$81. Mulheres que trabalham em período integral, o ano inteiro, ganham equivalente a cerca de 72% do salário dos homens. 

Entretanto, combater estas diferenças de gênero é uma prioridade para o novo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, um grande aliado do movimento feminista. Seu governo igualitário, constituído por 30 ministérios, é dividido entre 15 homens e 15 mulheres. Segundo Trudeau, um governo que fosse a cara do Canadá era um de seus principais anseios. Não é à toa que quando perguntaram a ele o porquê de a igualdade de gênero ser importante para o seu governo, ele respondeu: “Porque é 2015”. 

E vem mais por aí! Depois das moedas o Canadá estampar uma mulher nas novas cédulas de dólares. A iniciativa foi anunciada pelo primeiro-ministro em março deste ano, e a escolha da figura feminina será por parte do povo canadense, começando a entrar em circulação apenas em 2018.