Tudo sobre intercâmbio

tudo sobre intercambio

A ideia de fazer um intercâmbio pelo menos uma vez na vida parece algo quase como obrigatório nos dias de hoje já que, no cenário globalizado em que estamos inseridos, a vivência em uma cultura oposta é além de enriquecedor, uma ponte para o sucesso pessoal e profissional. 

Por isso, estar ciente de todas as possibilidades e tipos de intercâmbio mundo afora é o primeiro passo antes do planejamento de viagem. Você sabe quais são as possibilidades de viagem? Qual se encaixa mais com o seu perfil? E com o seu objetivo? Para responder estas perguntas a ICE criou este guia básico. Confere com a gente 😉 

Um pouco de história

Os intercâmbios se popularizaram logo após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) com o intuito de promover o entendimento e respeito entre as nações, tendo em vista o cenário catastrófico da guerra. 

Por isso a ONU e algumas entidades internacionais como a Cruz Vermelha, a criação da AIESEC, Rotary entre outras organizações perceberam que reunir as nações e ensinar aos jovens que a terra é constituída de muita diversidade social seria a melhor maneira de atingir a tolerância e a paz. Ao invés de combater as diferenças, por que não conhecê-las e respeitá-las? 

A partir desta premissa estas organizações internacionais fomentaram então a atividade do intercâmbio cultural. E hoje o leque de possibilidades que um intercâmbio é capaz de proporcionar é imenso, mas a troca cultural continua sendo a principal razão para se aventura mundo afora. Além disso, o mundo corporativo valoriza esta troca, e geralmente prefere aqueles com experiência no exterior. 

Tipos de intercâmbios

Existem variadas opções de intercâmbio para o exterior, desde um programa de férias de verão até uma extensão universitária. Tudo depende do seu objetivo e das suas condições para estar realizando a viagem. 

High School

A palavra High School significa Ensino Médio em português, sendo esta uma opção voltada para jovens que ainda estão cursando o ensino regular no Brasil e querem ter uma experiência de estudo em escolas no Canadá, França, Alemanha, Estados Unidos, Japão, enfim a lista de países é imensa. 

Você pode optar por estudar durante um semestre ou dois, onde estará estudando praticamente todas as matérias que já estudava no Brasil como matemática, literatura, geografia, física entre outras, no entanto tudo na língua do país em que você estiver residindo. 

Para fazer uma parte do ensino médio no exterior é preciso ter pelo menos os conhecimentos básicos da língua local, não é preciso que você seja fluente, já que a vivência em outro país te fará ter grandes avanços linguísticos e provavelmente quando você voltar, já poderá ser classificado como fluente. 

Programa de férias 

Os programas de férias no exterior são uma opção para aquelas pessoas que querem ter uma experiência fora do país, mas que não tem dinheiro suficiente para isso e nem muito tempo. Existem variadas opções para quem deseja ter este tipo de vivência, podendo optar entre trabalhos remunerados como garçom/garçonete, recepcionista, serviços em estações de esqui, em hotéis, entre várias outras opções. 

Também existe a possibilidade de você estar fazendo um programa de aprendizado, como cursos curtos de teatro, gastronomia, música, esportes e temas ligados a tecnologia, estes  são apenas algumas das possibilidades existentes. Os programas de férias costumam ter entre 1 à 4 meses de duração. 

Praticar trabalhos voluntários fora do país também se encaixa na modalidade programa de férias, já que costumam a ter até 4 meses de duração também. Esta alternativa é uma das mais procuradas pelos jovens viajantes, e a imersão cultural neste caso é ainda mais intensa.  

Curso de idiomas no exterior

Uma ótima maneira de colocar o seu idioma em prática é estudar no exterior. Esta é uma das opções mais procuradas por nós brasileiros, é sem dúvida uma maneira enriquecedora de se aprofundar na  língua local. 

São muitas as escolas de idiomas mundo afora, basta pesquisar bastante que você encontrará aquela que mais se encaixa com você. Além dos cursos de idiomas convencionais, também existe a alternativa de praticar a língua com o foco em sua profissão. Uma dica é ficar de olho nas opções fornecidas pela instituição de interesse.  

Estudo e trabalho no exterior

Fazer um College ou University fora do país também é classificado como intercâmbio, mas este é um tópico que por vezes é esquecido de ser mencionado. Sim! É possível realizar a sua graduação, a sua pós, mestrado, doutorado, especialização ou qualquer tipo de fins acadêmicos fora do país. 

Neste tópico é preciso ter um pouco mais de cuidado na hora de pesquisar, já que estamos falando de mais de um ano fora do país. Este planejamento envolve vistos específicos para estudo, custos mais altos, moradia, emprego para se sustentar, e proficiência no idioma. Apesar disso, as possibilidades de bolsa de estudo, ou ainda outras maneiras de conseguir ingressar em uma instituição internacional, são muitas e cada instituição possui algumas especificidades que devem ser analisadas.   

Tem interesse em se informar mais sobre estudo no exterior, então agende a sua visita GRATUITA conosco clicando AQUI.

Qual a idade ideal?  

Não existe idade ideal para se aventurar pelo mundo, por exemplo se você tem entre 14 à 19 anos pode estar viajando em busca de um programa de férias ou executando o High School. Os Cursos de Idiomas no exterior são sem dúvida a melhor opção para quem deseja praticar a língua que está aprendendo, nada melhor do que sair da sala de aula e não ter outra opção, senão colocar em prática!

Geralmente jovens entre 18 à 30 anos estão em primeiro lugar quando o assunto é um intercâmbio de línguas, mas esta opção não tem uma idade limite. Afinal de contas, aprender um idioma é satisfatório e gera resultados em qualquer idade. O mesmo vale para aqueles que têm vontade de cursar uma universidade do exterior, ou ainda de realizar um intercâmbio voluntário. 

As extensões universitárias costumam a ficar por conta de pessoas entre 25 à 35 anos, já que estão relacionadas a projetos e pesquisas acadêmicas onde os egressos já têm mais de 20 anos e procuram desenvolvimento no exterior. 

Agora você se sente pronto (a) para mergulhar de cabeça no mundo? Deixe as suas dúvidas nos comentários 🙂 

See you soon! 

Quais os tipos de intercâmbio que existem?  



https://www.stb.com.br/tudo-sobre-intercambio

https://www.estudarfora.org.br/9-perguntas-e-respostas-sobre-intercambio-de-ensino-medio/

https://www.stb.com.br/intercambio/melhores-paises-para-intercambio

http://brazilianexperience.com.br/historia-do-intercambio/

https://www.isepstudyabroad.org/

http://partiuintercambio.org/high-school-exterior-como-funciona-o-intercambio-ensino-medio/