Um dia para relembrar

soldiers 1002 1280

No dia 2 de maio de 1915, John McCrae viu seu amigo, Alexis Helmer, militante na Primeira Guerra Mundial, morrer em campo de batalha. McCrae era médico canadense e poeta, e como forma de homenagear o amigo escreveu um poema intitulado de In Flanders Fields. 

Três anos depois, em 1918, os aliados e alemães assinaram o cessar-fogo às 11 horas da manhã do dia 11 de novembro, marcando assim o fim da primeira guerra mundial. A guerra havia chegado ao fim assim como milhares de vidas convocadas a lutar em prol da nação nos campos de batalha. Foi assim que nasceu o Dia dos Veteranos, ou Remembrance Day, que é uma data comemorada no dia 11 de novembro para homenagear todos os soldados e veteranos que deixaram seus legados na guerra. Apenas os países da Commonwealth (ex-colônias que ainda mantém relações governamentais com a Inglaterra) prestam homenagens aos seus ex-militantes. 

No Canadá além de desfiles, eventos e o hasteamento da bandeira em todos os edifícios do Governo, os cidadãos recordam das vítimas da guerra durante dois minutos de silêncio às 11 horas manhã de todo o dia 11 de novembro, além de perambular pelas ruas com broches de flor de papoula (poppy) nas jaquetas, casacos e cachecóis a fim de mostrar seu respeito e apoio para as tropas canadenses. 

A flor poppy é o símbolo deste dia, sabe por quê? Algum tempo depois dos soldados serem enterrados em campos de batalha, brotava ali um punhado de papoulas por cima deles. O que serviu de inspiração para o poeta e médico canadense citado no começo do texto, John McCrae, que baseou seu poema In Flanders Fields nestas flores que davam vida aos mortos e remetiam a todo o sangue derramado em conflito pelo seu vermelho intenso. 



In Flanders fields the poppies blow

Between the crosses, row on row,

That mark our place; and in the sky

The larks, still bravely singing, fly

Scarce heard amid the guns below.

We are the Dead. Short days ago

We lived, felt dawn, saw sunset glow,

Loved and were loved, and now we lie

In Flanders fields.

Take up our quarrel with the foe:

To you from failing hands we throw

The torch; be yours to hold it high.

If ye break faith with us who die

We shall not sleep, though poppies grow

In Flanders fields.

By Dr John McCrae, 1915



 

Referências 

http://baianosnopolonorte.com/oh-canada/remembrance-day-o-dia-de-honrar-os-veteranos/

https://embarquecomapri.com/2015/11/11/11-de-novembro-remembrance-day/

http://ali-brazil.blogspot.com.br/2015/11/canada-dia-da-lembranca.html