Validação de diploma no Canadá

graduation 3058263 1280

Se você está pensando em aplicar para um programa de imigração, ou em estudar no Canadá é importante entender que a validação de diploma é um passo obrigatório e  fundamental para concretizar os seus planos. É por isso que no post de hoje a ICE vai te dar uma mãozinha para entender como funciona a validação de diploma nas terras geladas. 

  • O que é a validação de diploma?

A validação de diploma é basicamente um documento que é preciso ter em mãos para comprovar que o seu diploma no Brasil pode ser aproveitado no Canadá de acordo com as formações acadêmicas típicas de lá. Este documento também pode ser chamado de equivalência de diploma ou Avaliação Comparativa, como os quebequenses costumam falar.   

  • Como este processo ocorre?

O processo para validar o seu diploma depende muito do seu objetivo específico. Você quer estudar ou imigrar para o Canadá? Pois para estas duas modalidades existem caminhos diferentes. Então vamos especificar cada um deles. 

  • Eu quero estudar no Canadá!

Se o seu objetivo é fazer as malas para as terras canadenses rumo a uma jornada acadêmica então, primeiramente, é preciso saber para qual instituição você deve validar o seu diploma, se é para um College ou para uma University.

Por isso é importante entender que o sistema de ensino canadense é bem distinto do brasileiro em alguns aspectos. No Canadá os Colleges oferecem um ensino profissionalizante, o qual prepara o aluno para o mercado de trabalho. Já as Universities são instituições que oferecem cursos de bacharelado, mestrado e doutorado com um enfoque mais abrangente e teórico. 

Depois de ter entendido as diferenças é hora de analisar se o seu curso no Brasil se encaixaria melhor em um College ou em uma University canadense. Após definido o seu foco, existem diferentes maneiras de revalidar um diploma ou certificado através instituições como: 

Documentação 

Para poder fazer a validação é necessário que sejam entregues alguns documentos para a instituição escolhida. Alguns detalhes podem ser modificados de acordo com cada instituição, mas existem alguns documentos específicos que sempre são necessários como:

  • Cópias dos diplomas obtidos (bacharelado, licenciatura, pós-graduação, mestrado ou doutorado)
  • Formulário disponibilizado pelo site da instituição escolhida preenchido e assinado
  • Segunda via original dos históricos escolares de cada instituição;
  • Tradução juramentada dos históricos e diplomas.

É importante lembrar que cada órgão possui suas especificidades, sendo assim alguns podem solicitar o documento original de cada cópia também. Caso os planos do estudante sejam de vir para o Canadá a fim de dar continuidade nos estudos através de uma pós graduação, a validação do último diploma não é necessária para a execução da matrícula em uma faculdade canadense. Isto porque a própria instituição escolhida pelo estudante valida o diploma. 

  • Eu quero imigrar para o Canadá!

Se o seu objetivo é virar um futuro cidadão canadense então arregaçar as mangas será preciso, já que neste caso as exigências para equivalência de diploma são geralmente mais burocráticas. 

A instituição World Education Services Canada (WES) é o mais indicado para reconhecimento de diplomas para fins imigratórios para o Canadá e Estados Unidos, e por isso você terá que passar primeiramente pela WES para aplicar para uma das várias opções de processos de imigração que existem.

Para saber se a sua instituição de ensino no Brasil é reconhecida no Canadá, você pode entrar no site da World Education Services Canada e realizar uma simulação de equivalência gratuita disponível AQUI. Este é o primeiro passo básico, apenas válido para fazer uma verificação e nada mais. 

Logo após isto, você deverá escolher a opção de validação de diploma com fins imigratórios. Esta opção leva o nome de ECA (Educational Credential Assessment), ou seja, uma credencial de avaliação de educação mas, como o foco é na imigração, então você optará pelo ECA Application for IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada). Este documento poderá ser aproveitado por mais 5 anos para os programas de imigração canadense do IRCC. 

Em seguida será solicitado que você preencha um formulário que será fornecido pelo próprio site, e então terá que escolher qual o seu grau de instrução e outras informações relacionadas. Depois que esta etapa for concluída será criado o WES Reference Number, um código gerado no formato ABCDEFG (7 dígitos) que deverá ser arquivado juntamente com os outros documentos necessários. Sendo estes: 



  1. Formulário disponível no site de cada órgão preenchido (um para cada diploma)
  2. Cópia do Diploma (Graduation Certificate) no idioma original
  3. Cópia do Histórico Acadêmico (Academic Transcript) no idioma original
  4. Cópia da tradução juramentada do Diploma e dos históricos acadêmicos

Para reunir estes documentos será necessário que você faça o cadastro online no site da WES, através deste link (https://www.wes.org/ca/eca/). Lembrando que o código WES Reference Number, apenas será gerado após o cadastro no site e o  pagamento da taxa. Este código será utilizado sempre que você navegar pelo site do WES, além disso ele terá que ser anexado juntamente com os outros documentos, por isso guarde com bastante atenção. 

Envio da documentação 

O envio dos documentos para fins imigratórios é realizado via correio, e exige que sejam anexados os históricos originais diretamente pela instituição de ensino. No envelope terá que ter: 

    • Formulário disponibilizado pelo site impresso e preenchido com os dados (caso tenha realizado uma pós graduação, por exemplo, imprimir dois formulários um para cada instituição)
  • WES Reference Number 
  • Assinatura

É sugerido que seja feito dois envelopes, o primeiro com a documentação citada acima, e o segundo com os seguintes documentos: 

  • Segunda via original do histórico das universidades que estudou
  • Formulário do WES e solicitar a assinatura e complementação

Na hora do envio da documentação verifique juntamente com a sua instituição de ensino o processo para o envio ao Canadá diretamente. Como não são todas as universidades brasileiras que fazem o envio para o exterior, o aluno pode enviar o envelope lacrado por conta própria. 

Depois o candidato poderá acompanhar todo o processo de recebimento e conclusão da validação via internet! É só entrar no website do WES e acessar a opção “Track My Package” na aba My Account.

Conclusão 

A equivalência tem prazo de 20 dias úteis para ser concluída, a partir da data de chegada dos documentos na WES Canadá. Lembrando que estes documentos têm validade de cinco anos para as terras geladas. 

Sugestão da ICE 

E aí, o que achou do processo de revalidação de diploma no Canadá? Esperamos ter te dado aquele help 🙂 Para não se deixar levar por informações erradas, incompletas ou ultrapassadas sobre a equivalência de diploma a ICE te convida para uma visita aqui na escola! Sendo assim, poderemos entrar em maiores detalhes sobre o seu caso. O encontro é totalmente SEM CUSTO 😉 Vem nos ver clicando AQUI. 

See you soon!

https://www.immi-canada.com/wes-canada-reconhecer-diploma/

http://www.brasileiroscanada.com/noticias/950/equivalencia-de-diploma-no-canada-wes

https://www.youtube.com/watch?v=OBGklEVVgDc

http://canadiandream.com.br/eca-validacao-do-diploma-no-canada/