O mundo em suas mãos com o IELTS

Ielts

O International English Language Testing System, popularmente conhecido como IELTS, é o teste de proficiência da língua inglesa. Este exame garante o seu ingresso em Universidades e Colleges mundo afora, até mesmo em processos imigratórios para os países de língua inglesa como o Canadá, Austrália e Nova Zelândia.  

 

A formação convencional em cursos de língua inglesa no Brasil ou no exterior não valem como documento para o ingresso em instituições estrangeiras. Por isso é  preciso ter em mãos o resultado do IELTS, ou de outros testes como o TOEFL, Cambridge e Michigan, apesar destes não serem tão aceitos para o mercado de trabalho nem para os Processos Imigratórios. 

 

O exame do IELTS possui uma tendência maior em ser aprovado em faculdades e universidades canadenses, australianas, britânicas e neozelandesas, até mesmo nas Universidades Suecas e Japonesas. No entanto, isto não é uma regra,pois algumas Universidades criam as suas próprias regras de entrada. Por isso é necessário que tenha certeza na hora da escolha do exame que irá aplicar, sempre de acordo com o seu objetivo fora do Brasil. 

 

Entretanto, não é preciso que você tenha exatamente o objetivo de estudar fora do país ou de filiar-se a alguma empresa para realizar o teste. Se o seu interesse é apenas ficar ciente do seu domínio da língua inglesa ou, até mesmo, obter um incremento em seu currículo, o teste de proficiência também lhe dá estas oportunidades! Lembrando que no caso do IELTS o resultado é válido por dois anos. 

Como posso viver, estudar ou trabalhar através do IELTS?

O teste do IELTS é o único aceito para fins de imigração. Além de ser reconhecido em mais de 9.000 organizações em 140 países, fora instituições acadêmicas, governamentais e empregadoras. Sendo propriedade conjunta da  British Council. 

 

O exame avalia as quatro habilidades necessárias para se comunicar em inglês. Sendo elas: reading (leitura), writing (escrita), listening (compreensão oral) e speaking (conversação). 

Existem dois tipos de testes: o Academic (acadêmico), este é praticado por quem almeja estudar em instituições de ensino superior. E o General Training (geral), para quem deseja imigrar para o Canadá ou fazer o ensino médio (high school) por lá. Os dois tipos de testes são praticamente iguais, entretanto na versão acadêmica a parte de leitura e escrita costuma a ter o foco em assuntos técnicos. 

A nota mínima exigida para ingressar em uma instituição educacional, empresarial ou em processos de imigração costuma variar entre 5,5 e 7. Tendo em vista que a pontuação do IELTS vai de 0 a 9. 

 

A nota do IELTS é divulgada em dez dias úteis, sendo oferecido em 140 países, todos os meses, dependendo da cidade. Hoje a taxa de inscrição é de R$990,00. 

A classificação de pontos funciona da seguinte maneira:

 

  • Expert user

  • Very good user 

  • Good user 

  • Competent user 

  • Modest user 

  • Limited user 

  • Extremely limited user 

  • Intermittent user 

  • Non user 


Para maiores informações consulte os sites oficiais 🙂 

https://www.britishcouncil.org.br/ e https://www.ielts.org/


Faça a escolha certa! Não adianta sair aplicando todos os testes em busca de alcançar os seus objetivos, isto lhe custaria tempo e dinheiro. Para saber qual é o melhor teste que corresponda ao seu sonho, e como se preparar para o mesmo, agende uma visita aqui na ICE School  e caminhe na estrada certa 🙂


Referências:
O Globo
Olá Canada
O Globo