Qual a diferença entre College e University?

Qual a diferença entre College e University?

O sistema de ensino canadense tem algumas diferenças que podem confundir o brasileiro interessado em fazer uma graduação no Canadá. Nas terras geladas os Colleges (faculdades) e as Universities (Universidades) possuem focos diferentes, além de terem o papel de direcionar o aluno para ramos distintos.

  • Brasil x Canadá

Antes de partirmos para os esclarecimentos referentes às diferenças entre os Colleges e as Universities, é interessante entender um pouco sobre o sistema educacional desse nosso Brasil de sol e mar. O brasileiro interessado em uma graduação, ou pós-graduação tem a possibilidade de escolher entre universidades, centros universitários, faculdades e instituições de educação profissional entre algumas outras possibilidades.

Aqui no Brasil, a diferença entre as faculdades, e universidades ou centros universitários está na questão da especialização de todo o corpo docente, e na maior autonomia que uma universidade tem no que se refere a administração de seus cursos. Sendo assim, uma universidade possui mais prestígio em relação a uma faculdade no Brasil. 

Ambas as instituições de ensino preparam o acadêmico para o mercado de trabalho, mesclando entre a teoria e a prática, lembrando que dependendo da área de estudo algumas instituições de ensino são mais teóricas que práticas e vice e versa, mas o foco no mercado de trabalho é unânime.  Além disso, ambas oferecem as opções de bacharelado ou licenciatura, também as de mestrado e doutorado em grande número. 

  • Ensino canadense: Universities 

Já no Canadá o cenário acadêmico é divergente. O que difere uma universidade de uma faculdade é apenas o foco do ensino. Nas universidades canadenses o foco é voltado para a acadêmia sendo uma educação estritamente teórica e raramente oferece um preparo prático para o aluno.  Assim como no Brasil, as universidades oferecem diplomas de bacharel, mestrado e doutorado, e oferecem uma infinidade de programas nos diferentes níveis acadêmicos. Além disso, algumas das melhores universidades do mundo como a Universidade de Toronto, McGill University ou a University of British Columbia, encontram-se em território canadense. 

Normalmente a duração dos cursos em uma universidade são de quatro anos em período integral, no entanto também pode durar de três a oito anos já que nas terras geladas o acadêmico possui mais autonomia para desenvolver sua grade curricular.   

  • Ensino canadense: Colleges

Os colleges são instituições de ensino com foco no mercado de trabalho, e por isso acabam sendo muito mais práticas e de menor duração, geralmente de seis meses até 3 anos dependendo da área. As faculdades também oferecem certificados e diplomas, assim como no Brasil. 

Por esta razão grande parte das pessoas que tem o objetivo de imigrar futuramente, optam pelos colleges pois além de ter uma duração menor, também contribui para aumentar as chances dos futuros aplicantes. Entenda melhor como aplicar para os processos imigratórios através de nossa consultoria. Basta clicar AQUI para agendar. 

Bateu aquela vontade de estudar no Canadá, não é mesmo? Agora que você já sabe a diferença entre os Colleges e Universities canadenses, entenda os detalhes de como validar o seu diploma, no nosso artigo: Validar diploma no Canadá, como fazer?

See you soon guys! 



Fontes:
Oi Canadá
Wikipedia Canada
Oneimmigration
Rafacanada
Topuniversities